17.1.18

Filmes para Estudar

Ano passado eu foquei completamente em estudar para os vestibulares que eu ia prestar, então mesmo quando eu precisava relaxar e escolhia assistir algo, eu escolhia um filme ou série que eu sabia que ia agregar conhecimento e não simplesmente me fazer esquecer dos estudos. Entretanto, me surpreendi quando vi que esses filmes não eram nem um pouco chatos, mas com uma história fascinante e *real*.
Por isso, os filmes que eu indicarei hoje, não só podem e vão ajudar quem estiver estudando história, física, artes e ciência, mas também vão fazer você que simplesmente gosta de uma boa e velha história verdadeira, se apaixonar perdidamente por eles.

1. Frida
O filme mostra a vida de Kahlo desde a sua adolescência até a morte. Frida Kahlo foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ela teve também um casamento aberto com Diego Rivera, seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky e com várias outras mulheres.No filme, o esposo Diego Rivera representa um cara muito mulherengo, e Frida aceita-o pedindo-lhe apenas lealdade, o que não acontece, pois Frida encontra Diego com sua irmã, e então ela pede o divórcio.
Em Frida, além de conhecermos a história dessa mulher forte, empoderada e renomada no mundo da arte, também acompanhamos como era na época em que a Revolução Russa se iniciou. Inclusive, em uma cena marcante para o filme, vemos Trotsky ser assassinado e em algumas outras, vemos a discussão e a perseguição que acontecia contra aqueles que apoiavam o marxista.

 
2. Olga
Olga Benário (Camila Morgado) é uma militante comunista desde jovem, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou. Em Moscou, Olga faz treinamento militar. Lá ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de 7 meses, é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão feminina do Campo de Concentração de Barnimstraße. Afastada da filha, Olga é então enviada para o Campo de Concentração de Ravensbrück, onde é morta na Câmara de Gás.
Acredito que de todos os filmes que estão nesse post ou que eu ainda falarei sobre depois, Olga é o meu favorito. Afinal, além de retratar o que de fato ocorreu na Era Vargas, vemos o que acontecia com os comunistas e com outros povos que eram indesejáveis no nazifascismo.
Olga é uma mulher forte, determinada e feminista. Ela luta por seus direitos e resiste ao sistema até seus últimos dias, quando afirma que nem mesmo quando estava caminhando para morte, desistiu de lutar.


3. A Teoria de Tudo
Baseado na história de Stephen Hawking, o filme expõe como o astrofísico fez descobertas relevantes para o mundo da ciência, inclusive relacionadas ao tempo. Também retrata seu romance com Jane Wilde, uma estudante de Cambridge que viria a se tornar sua esposa. Aos 21 anos de idade, Hawking descobriu que sofria de uma doença motora degenerativa, mas isso não o impediu de se tornar um dos maiores cientistas da atualidade.
Embora eu quisesse ter feito esse post apenas com mulheres fortes, eu não poderia ter deixado Hawking de lado. Visto que sua história também é bem impactante e destemida, onde mesmo quando ele se descobriu doente, parou de estudar e tentar entender o que o resto dos físicos achavam ser incompreensível. E claro, não posso deixar de falar se sua esposa, que deixou sua vida de lado para se dedicar e cuidar daqueles que amava.

4. Estrelas Além do Tempo
No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.
Se vocês pudessem me ouvir, iriam ouvir gritos entusiasmados, pois esse filme é o segundo melhor dessa listinha. Essas 3 mulheres fortes e inteligente não desistiram de continuar lutando por espaço em um meio machista e repressor. Ao longo de todo o filme elas mostram que não importa o preconceito que passem, nem mesmo a segregação racial podem pará-las.


Eu realmente espero que vocês assistam todos os filmes, seja por diversão, estudos ou curiosidade. Todos eles possuem uma grande produção e foram muito bem feitos e, os atores e atrizes também retratam de fato o que lemos em vários livros, mostrando que aquelas pessoas foram reais. Aliás, todos os filmes possuem pontos altos de drama e emoção, que nos fazem desejar abraçá-los e dizer que no futuro eles seriam pilares da história e ciência.

6 comentários:

  1. Destes só assisti "Estrelas Além do Tempo", estou louca pra assistir esses outros, tirarei um tempinho para assisti-los em breve!
    Obrigada pelas indicações <3
    Beijinhos
    Livros, Amor e Mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista, sim! Vai te fazer muito bem...
      Imagina <3

      Excluir
  2. Dessa lista, só assisti Frida, mas tenho vontade de assistir todos!
    A história da Frida Khalo me deixou simplesmente arrasada! Eu não fazia ideia de que a vida dela era tao sofrida (alias eu não sabia nada sobre ela também, só que era uma pintora famosa). Achei a atuação da Salma fantástica também! Acho que esse filme deveria ser assistido por todos, principalmente para aqueles de desmerecem o trabalho da mesma.
    Amei a postagem! Todos esses filmes que você citou são muito aclamados pela crítica, então só podem ser bons de fato. Vou procurar os demais para assistir =D
    Beijinhos

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei exatamente igual a você, Nanda, pois eu também não sabia quase nada sobre ela e, mergulhar dentro da sua história foi fantástico e surpreendente!
      Concordo com você, ele realmente merece ser assistido. Afinal, a bagagem que ele carrega não é só sobre a Frida, mas sobre as pessoas em geral...
      Procure sim, você não vai se arrepender <3

      Excluir
  3. Aii ótimas indicações, a maioria deles eu já assisti, só o da Frida que não . A teoria de tudo e Estrelas além do tempo são meus preferidos haha. Amei suas indicações <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses são maravilhosos mesmo, tão bons que eu também não sei escolher entre um dos dois hahah.
      Se você gostou dos outros, com certeza vai gostar de Frida também. Depois de assistir, mencionar o que achou!

      Excluir

*Seja educado(a) e respeite a todos.
Deixe sua opinião, ela será sempre bem vinda, assim como você ❥