6.3.18

Resenha: Modernidade Líquida - Zygmunt Bauman

Resultado de imagem para bauman modernidade liquida
Resenha:
O livro Modernidade Líquida se trata sobre a famigerada pós modernidade. Entretanto, esse novo nome é dado, pois atualmente e, de acordo com Zygmunt Bauman, o indivíduo está fragmentado e os sindicatos, partidos e propostas utópicas perderam suas forças, deixando o futuro impensável.
Hodiernamente, fixar-se em um único local pode ser prejudicial devido as oportunidades que surgem constantemente e, mesmo que a ordem diga não haver liberdade, existe uma brecha que expõe a velocidade como mais importante que a durabilidade, evidenciando a possibilidade de escolha.
Todavia, a individualização é um problema que gera dependência e que, por sua vez, não gera cidadãos. Dessa forma,
a obediência aparece como livre-arbítrio para os indivíduos de jure, mas na realidade é fruto de uma força externa oculta que guia a sociedade despercebida e oportuna.
Enfim, a ideia geral dos únicos cinco capítulos afirma que tudo é muito volátil e imprevisível, sendo que o próprio Estado parou de intervir socialmente para intervir capitalmente, mudando então as relações no poder extraterritorial, onde agora quem manda são os indivíduos "livres" para se moverem imperceptivelmente.

"Virar uma esquina não é garantia de que os rumos corretos serão seguidos no futuro."

Opinião:
Eu sempre tive curiosidade em ler algo sobre a teoria de Bauman e, quando meu professor de Ética afirmou que tal livro valeria como hora complementar, foi minha hora de atacar. E, só posso dizer que fiquei perdidamente encantada por todas as verdades que li. Inclusive, o autor além de explicar cada um dos fatos, ele exemplifica utilizando teorias e citações de outros sociólogos e escritores.
Não vou negar que embora a leitura não seja tão incrementada, é complicado ler o livro, visto que você tem que ler teoria através de teoria e, certas vezes isso acaba confundindo sua mente. Porém, ao chegar no final, é notório o caminho que foi percorrido e é provável que você queira imediatamente ler outros livros do escritor.
Como são apenas cinco capítulos, fora o pré e posfácio, o livro não se prolonga demais em detalhes desnecessários, sendo que o mais importante é entendermos o porque de vivermos em uma modernidade individualista e sem perspectiva de futuro. Ou seja, recomendo fortemente que você leia para entender o mundo atual e o porque de relacionamentos tão frívolos e fúteis.

Resultado de imagem para modernidade liquida
Autor: Zygmunt Bauman.
Editora: Zahar.
Páginas: 280.
Compre online: Amazon, Submarino.


Esse foi o primeiro livro que eu li para a faculdade e a resenha postada aqui com certeza é diferente da que eu entreguei, mas pela ideia geral que eu resenhei aqui, com certeza deve se notar que ele não deve ser lido como algo didático. Portanto, espero que vocês possam se dar a chance de compreender o quanto a sociologia importa para o nosso crescimento interno e externo.

10 comentários:

  1. Ah, que amor! Admito que sempre fiquei muito curiosa em ler qualquer livro do autor, mas nunca tive muita motivação. Admito que a resenha me deixou bem curiosa e devo tentar algo, logo. Sempre ouço bons comentários sobre todos, apesar de ser uma leitura que tem que ter cuidado para podermos captar tudo o que é passado.
    Amei a resenha <3

    Beijos, Mila ( Blod Sob Encomenda)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Camila. Precisamos ter bastante atenção para conseguir absorver todo conteúdo e, certas vezes realmente é difícil fazer isso hahah.
      Enfim, fico muito feliz que você tenha gostado e que dará uma chance para o autor e sua teoria ^^ Muito obrigada!

      Excluir
  2. Bem interessante a temática desse livro. Se eu o tivesse lido já antes, certeza que teria feito uma excelente redação no vestibular que fiz fim de semana passado, o tema foi Individualismo e Altruísmo nos tempos atuais (não sei se lembra que falei que queria cursar uma faculdade novamente, dessa vez de jornalismo). Vou incluí-lo nos meus desejados do skoob kkkk

    Beijo,
    Mari


    www.amadoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro sim, Mariana! Me conta como você foi no vestiba depois ^^
      Bom, acredito que você teria ganhado alguns pontinhos a mais sim, pois além de ter ficado com um repertório maior, com certeza seu vocabulário terai se expandido um pouco mais. Mas não se preocupe, você terá chances para ler e certeza que foi muito bem nesse!

      Excluir
  3. Socorro, estou ficando com vergonha de não ter lido nada sobre do autor! Meu professor de redação fala a cada 10 segundos dele e até hoje eu não tomei vergonha na cara, estou com dois livros dele no Kindle esperando ansiosamente por mim. Me senti ainda mais estimulada a me programar para lê-lo, adorei a resenha! <3

    Beijo da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai miga, leia logo, você vai amar!! Eu estou esperando meu kindle chegar para poder comprar os outros do autor porque eu realmente gostei, principalmente do fato de ele citar constantemente o quanto as relações interpessoais são líquidas e frágeis...
      Aah, fico feliz que você tenha sido motivada a ler <3 Obrigada!!

      Excluir
  4. Olá Thaís, tudo bem?
    Assim como a Yana eu não li na do autor, na verdade eu não conhecia nada sobre ele antes de ler o seu post. Eu achei interessante a visão do autor e vou dar uma chance par esse livro dele, quem sabe eu fique tão empolgada quanto você. Parabéns pela resenha.

    Beijos e Abraços VIVI
    http://vickyalmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Vivi!
      Fico feliz que tenha te interessado e que você tenha gostado da resenha. Gosto de despertar curiosidade nos outros hahah.

      Excluir
  5. Eu lembro vagamente do nome desse autor, mas não li ainda nada dele. Eu estou gostando muito das indicações que você está dando aqui no blog, estou anotando todas! E esse é mais uma adição para a lista haha.

    Beijos

    Blog Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Fico extremamente feliz em saber disso, Raquel ^^
      Obrigada!

      Excluir

*Seja educado(a) e respeite a todos.
Deixe sua opinião, ela será sempre bem vinda, assim como você ❥