22.8.18

Resenha: Os 12 Signos de Valentina - Ray Tavares

Resenha:
Isadora acaba de sofrer um término traumático depois de 6 anos namorando o mesmo garoto. Por terem passado tanto tempo juntos, após a separação, Isa se afunda em uma depressão por bastante tempo, até que sua melhor amiga e prima Marina decide tirar ela da escuridão para fazê-la enxergar que ainda existem pessoas boas e que é possível se divertir novamente.
Em uma dessas tentativas, Isadora fica bêbada e acaba encontrando um rumo para seguir e esquecer o que aconteceu: a astrologia. Após uma conversa interessante, a garota passa a pesquisar constantemente sobre os 12 signos do zodíaco e começa a entender o porquê de certas coisas terem acontecido.
Em uma segunda, o professor de Jornalismo decide passar a seguinte tarefa para os alunos: criar um blog e falar sobre um assunto sem revelar quem está por trás das telinhas. Juntando A + B, Isadora decide criar seu blog, usando o pseudônimo Valentina, com o intuito de descobrir mais sobre os signos e recuperar o tempo que passou namorando, ou seja, ela decide se encontrar com os 12 signos para ver quais são os prós e contras de cada um. Entretanto, ela não imaginava se apaixonar no meio desse experimento e ter que decidir entre Valentina e o blog e entre Isadora e seu amor.
No meio de tanta bagunça, beijos, risadas e choros, Isadora descobre que nem sempre a astrologia está 100% certa e que talvez o ideal para sua vida não seja o libriano perfeito. Inclusive, ela percebe que amar alguém vai muito além de estar junto e que é possível se apaixonar depois de ter o coração estraçalhado.


Opinião:
Quando comecei a leitura encontrei muitos esteriótipos, pois embora a autora tenha descrito cada um dos encontros, quando Valentina escrevia no blog era possível ver os esteriótipos do signo. E, para mim, que vivo pesquisando e lendo sobre astrologia foi difícil ver ela esquecer todo o mapa astral (como ela avisou que faria no primeiro post). Mas, fora isso, foi muito bacana ver todos os tipos de encontro que Isadora teve, achei até engraçado reconhecer várias pessoas nas entrelinhas.
Como um todo, o livro é leve, rápido e gosto de ler. A leitura não é rebuscada e o romance não é água com açúcar, na verdade achei muito interessante a escritora falar dos padrões do casal e citar inúmeras vezes as problemáticas que temos no Brasil. Ou seja, se você souber entender as mensagens que a autora passa, será possível ver várias críticas que fazem sentido e merecem ser lidas.
Os personagens são bem construídos, diversificados e marcantes. E, o fato de Isadora ser blogueira, universitária e estagiária me fez ter uma grande conexão com ela, afinal nós duas possuímos bastante gostos em comum e tirando o fato de sermos o inferno astral uma da outra, tenho certeza de que seríamos ótimas amigas.

Frases:
"... as pessoas devem se permitir sentir, sofrer e superar. Tudo no seu tempo! Ninguém precisa depender de outra pessoa para voltar a ser feliz."
"Não é o tempo que você passa com a pessoa que define o comprometimento, e sim a facilidade com a qual vocês desistem um do outro."

Autor: Ray Tavares.
Editora: Galera Record.
Páginas: 392.
Compre online: AmazonSaraiva.

Mas, e você? Acredita em astrologia? Me conta seu signo que eu vou adorar saber e, caso você queira entender ainda mais sobre você ou sobre seu crush, leia o livro! Valentina nos revela cada mínimo detalhe em seus posts.
Espero que tenham gostado da resenha e que voltem depois para me contar o que acharam do livro.

7 comentários:

  1. Não sou muito ligada na astrologia, mas sou louca pra ler esse livro. Adorei a resenha, me deixou ainda mais com vontade de ler o livro.
    Beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, sim! Ele envolve muito mais coisas que só a astrologia, um exemplo disso são as segregações citadas constantemente no livro, nos faz perceber que somos mesmo privilegiadas e que é preciso fazer algo para que a diferença social não seja tão absurda...
      Obrigada!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Esse foi um dos melhores livros que já li na minha vida! Depois de lÊ-lo fiquei a louca dos signos, até comecei a estudar sobre isso, haha.
    O livro é apaixonante, amei sua resenha.
    www.eduardafass.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haahah, sério? Que legal que você se interessou pra valer, a astrologia é uma ciência muito doida, também adoro estudar sobre!
      Muito obrigada <3

      Excluir
  4. Oi Thaís, eu não sei muito bem o que pensar desse livro. Afinal, astrologia nunca foi muito bem a minha praia, mas acredito que quando tiver a fim de ler um livro leve e que fala de coisas que não estou familiarizada, darei uma chance!

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê sim, Yana! Não é preciso necessariamente gostar de astrologia para amar essa história... Como eu falei ali no primeiro comentário, o livro retrata assuntos mais sérios e bem bacanas ^^

      Excluir

*Seja educado(a) e respeite a todos.
Deixe sua opinião, ela será sempre bem vinda, assim como você ❥